Flash Mob
O Flash Mob consiste em manifestaçoes populares, combinadas previamente, para realizar alguma ação inusitada no espaço publico. Seu objetivo é causar impacto surpreendendo as pessoas que estão por perto.
Le Parkour
O Parkour é uma atividade de habilidade e superação onde deve-se superar os obstaculos de determinados espaços utilizando o próprio corpo de maneira mais rápida.
Para tanto é necessária uma prévia observação do espaço para que os movimentos sejam melhor realizados, renovando a ideia de ocupaçao e as vezes dando um significado novo a lugares que antes não eram percebidos, como muros e bancos.
Deriva
"A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico – estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos."
De uma forma mais simples, a pessoa que anda em um centro urbano, sob a perspectiva da deriva, segue um rumo de forma sensitiva tentando compreender as intençoes que a levaram para frente e não para a esquerda.
A teoria da deriva tem como objetivo a libertação do ser humano diante o espaço. Chega em reflexões quanto a construçao arquitetonica e a dinâmica urbana fazendo dos que transitam nas cidades agentes da construção de alguma forma.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_deriva
Flaneur
'' (...) Para compreender a psicologia da rua não basta gozar-lhe as delícias como se goza o calor do sol e o lirismo do luar. É preciso ter espírito vagabundo, cheio de curiosidades malsãs e os nervos com um perpétuo desejo incompreensível, é preciso ser aquele que chamamos flâneur e praticar o mais interessante dos esportes — a arte de flanar." João do Rio
O termo Flâneur vem do substantivo francês ‘flâneur’, que tem o significado básico de “vagabundo”, “ocioso”. Mas Charles Baudelaire desenvolveu um significado ampliado de flâneur: “uma pessoa que anda pela cidade pela experiência, para conhecê-la”. O Flaneur se desloca sem destino a fim de observar o cotidiano urbano, captando mentalmente coisas e açoes do nosso cotidiano que passam muitas vezes despercebidos pelos que convivem em determinada rotina. O interessante é que ele, ao contrário dos seguidores do parkour por exemplo, tenta não se inserir no contexto do espaço, apenas atua como observador e suas conclusoes são consequencia das atitudes deliberadas das pessoas ou objetos que estão inseridos no local.




0 comentários:
Postar um comentário